domingo, 1 de agosto de 2010

EQUIBRANDO OS DOSHAS por Aderson Moreira da Rocha

Por Dr. Aderson Moreira da Rocha, Médico Clínico Geral, Reumatologista e Presidente da ABRA - Associação Brasileira de Ayurveda


De acordo com o Ayurveda, apesar de existirem diferentes doenças e fatores patogênicos, todos são produtos da desarmonia dos três humores biológicos, Vata, Pitta e Kapha. Os doshas são fatores desencadeantes de doenças físicas e psicológicas; indicam desordens emocionais, desequilíbrio mental e disfunções fisiológicas.
O Ayurveda tem como objetivo equilibrar os humores para neutralizar o processo de formação das doenças. Não é, como a medicina ocidental, uma questão de classificação da doença ou identificação do agente patogênico. O Ayurveda coloca maior ênfase na raiz da doença, que é tratada através da harmonização dos doshas.
O processo curativo do Ayurveda envolve:
1. Alimentação
2. Fitoterapia ( uso de plantas medicinais)
3. Massagem
4. Rotina diária (Dinacharya)5. Yoga
6. Meditação
Frequentemente, segundo o Ayurveda, mudanças na nossa rotina diária e melhoria da nossa alimentação farão mais pela nossa saúde a longo prazo do que tomar remédios ou procurar tratamento médico. Não existe nenhum substituto para a nossa maneira correta de vida. Quanto mais vivemos em desarmonia com nossa natureza menos podemos esperar em termos de obtenção de saúde, seja lá por que método for. Esta é a beleza do Ayurveda, que dá a cada um de nós o conhecimento e o significado de viver em harmonia.
Hábitos de Vida
É necessário estabelecer o apropriado estilo de vida para cada constituição única, mantendo uma certa consistência e harmonia porém com flexibilidade para respondermos às agressões impostas à saúde a todo momento. O importante é uma vida criativa que estabeleça uma ordem, mas que dê liberdade. Nossa energia é dispersada através do uso inadequado. A inteligência proporciona uma ordem; como diz Krishnamurti "cada coisa tem o seu lugar". Isso reflete em nós mesmos a profunda harmonia da Natureza.
A rotina ayurvédica nos coloca em sintonia com o Universo e a força cósmica da vida. Esta rotina necessita de um esforço para ser estabelecida no começo; porém, após criada torna-se auto-sustentável. Estes regimes diários foram feitos para estabelecer um programa mensal e annual a serem seguidos. Todo estudioso do Ayurveda deve estabelecer este programa na sua vida de forma consistente, de modo a alcançar um estado de felicidade sem limites: somos resultado daquilo que fazemos todos os dias. Nossas ações determinam nosso nível de consciência assim como o padrão de energia do corpo físico. Segundo os Upanishads "o desejo do homem gera a ação e como ele age, assim ele se tornará".
Regime ayurvédico e tratamento de doenças
As doenças e seu tratamento no Ayurveda são explicadas de acordo com os humores biológicos. A constituição Kapha tende a ter doenças do tipo Kapha. A constituição tipo fogo (Pitta) tende a ter doenças do tipo fogo. O mesmo vale para os biotipos Vata. A rotina diária apresenta uma metodologia de prevenção, promoção e cura das doenças.
É possível que uma pessoa tenha uma doença causada por desequilíbrio de outro dosha que não corresponda a sua constituição predominante. Neste caso a natureza da doença deve ser cuidadosamente examinada; como regra geral, doenças de um humor diferente da constituição básica do indivíduo são mais fáceis de tratar. Uma doença pode ser identificada através de seu desequilíbrio humoral de acordo com os sinais e sintomas presentes.
A principal dificuldade que temos em qualquer forma de tratamento natural, como o Ayurveda, é maior tempo e esforço do paciente para obter efeitos aparentes. Pode-se levar vários meses seguindo uma rotina para observarmos mudanças importantes. Não devemos esperar que medicamentos naturais, como plantas, alimentação e massagens, tenham uma resposta satisfatória se a nossos hábitos de vida são contrários à saúde.
A rotina diária do Ayurveda é simples, não invasiva, não traumática e, de uma forma geral, não irá interferir com formas mais específicas do tratamento médico ocidental. Pode ser utilizada junto com outros métodos de tratamento, incluindo a alopatia. Na verdade, esta abordagem pode ser usada para "turbinar" praticamente qualquer forma de abordagem terapêutica.
A doença física é frequentemente o resultado da supervalorização do corpo físico e do mundo material. Se nós colocamos muita energia o nosso corpo físico, podemos agravar o processo de doença. Devemos dar ao corpo o cuidado adequado, sem deixar que domine os outros aspectos da nossa vida. Muitos sofrem, hoje pela ingestão de muitas medicações, muitas visitas médicas. Nosso corpo está desarranjado pelo esforço exagerado em querer mantê-lo bem. Assim, num processo de cura o ideal é agir com paciência, sabedoria e simplicidade, dando às terapias seu próprio tempo de agir e evitando combinar diferentes tratamentos ao mesmo tempo.
Related Posts with Thumbnails