domingo, 25 de julho de 2010

SHIRODHARA

SHIRODHARA
Terapeuta: Deo Ortiz


A ciência do Ayurveda é ampla e oferece um leque de tratamentos para os corpos físico, mental, emocional e espiritual. Entre eles existe a shirodhara que nada mais é do que parte de uma massagem ayurveda.Shirodhara é palavra sânscrita que traduzindo para o português entende-se como "fluxo continuo na cabeça", onde "shiro" - significa cabeça e "dhara" - significa fluxo contínuo.
Segundo o Ayurveda o objetivo da terapia é o equilíbrio natural dos doshas também palavra sânscrita que significa humores corporais, que são Vata, Pitta e Kapha, eliminando a causa principal da enfermidade e seus sintomas. Uma vez recomposto o equilíbrio doshico, os tecidos debilitados pela enfermidade devem ser rejuvenecidos. A técnica atua sobre a glândula pineal, responsável por vários distúrbios neurológicos.
O tratamento é realizado a partir do uso de uma corrente ou veículo de acordo com o dosha dominante de cada pessoa, então podemos usar como veículo, óleo, leite ou um preparo especial feito a base de leite. Este veículo é utilizado no tratamento a uma temperatura morna agradável, onde colocado em um pote especial de bronze, fica pingando continuamente por um determinado tempo sobre a testa, especialmente na glabella do paciente. Este fluxo constante produz ondas circulares que vão acalmar o cérebro, então determinados distúrbios onde a causa principal está no sistema neurológico podem encontrar ,através da shirodhara, um potente tratamento auxiliar a qualquer outro tratamento médico ortodoxo.
A principal ênfase deste tratamento está na nutrição dos canais energéticos pelo prana, através da shirodhara. Segundo esta filosofia, não adianta cuidar do cérebro separadamente do cerebelo, do hipotalamo, ou do centro motor , é necessário que se nutra o prana, através da nutrição do prana o indivíduo poderá alcançar um harmonioso estado de bem estar.
Vários distúrbios podem ser tratados através do shirodhara, como síndrome do pânico, cansaço, deficiência de libido, depressão, insônia, irritabilidade, labirintite, fobias e outros de origem neurológica. Um melhor resultado com o tratamento shirodhara é alcançado quando o paciente recebe uma massagem ayurveda "Abhyanga" anteriormente, então, várias considerações deverão ser avaliadas para que o tratamento possa alcançar o objetivo esperado.
Indicações:
- paralisias
- Epilepsia;
- Stress;
- Depressão;
- Ansiedade;
- Insônia;
- Dor de cabeça, enxaqueca;
- Zumbido, tontura;
- Perda de memória;
- Queda de cabelo, cabelos grisalhos, caspa;
- Doenças de pele.
Conheça e Comprove.
Related Posts with Thumbnails