segunda-feira, 26 de julho de 2010

GARSHANA

Udgharshana, mas popularizado por Garshana é uma massagem ayurvédica associada à um tratamento herbário especilizado para redução de peso, onde o terapeuta utiliza uma luva de seda para realizar a massagem. Esfrega-se sal grosso, pós medicinais e um óleo essencial próprio para o dosha na pele. Previamente, é realizado uma rápida oleação estimulando todos os pontos marma (regiões do corpo com função terapêutica, semelhante aos pontos de acupuntura mas com área maior).
É um tratamento indicado principalmente para reduzir toxinas Kapha do corpo, e tem a finalidade de estimular fortemente o tecido subcutâneo e aumentar a circulação periférica, causando vermelhidão e calor no local. Remove células mortas como um leve peeling.
O garshana é indicado em casos de celulite, redução de flacidez, obesidade, podendo ser utilizado também pelos outros doshas
como tratamento estético local, melhorando a qualidade da pele e tonificando os músculos.

O garshana é considerado Nadi shodana pois provoca limpeza energética. Esta propriedade deve-se ás propriedades da luva de seda que, quando friccionada na pele, provoca alterações elétricas que vão agir diretamente nos nadis (canais sutis de energia), ao sal que também altera eletricamente nosso campo energético e a cânfora tem ação rubofaciente, estimulando a circulação periférica, abrindo os canais.
Após o tratamento, a pessoa deve ser enrolada em filme plástico para suar um pouco. Particularmente, prefiro usar a sauna por 10 minutos, com o mesmo óleo essencial utilizado na massagem pois não gosto muito da procedência do filme plástico.
O garshana deve ser evitado por pessoas que estão fazendo tratamento homeopático ou terapia floral. A cânfora corta o efeito destas terapias, que tem característica vibracional.
Related Posts with Thumbnails