quinta-feira, 1 de julho de 2010

DÚVIDAS FREQUENTES

Yoga é religião?
Não, Yoga não é uma religião. Para a prática do Yoga não é necessário fazer parte de qualquer religião específica, credo, nacionalidade, ou grupo diferenciado. Apenas é necessário dedicação e uma prática constante para que se possam obter os efeitos desejados. É possível encontrar alguns elementos do Hinduismo, Budismo ou Sikhismo em certas tradições de Yoga, mas não é necessario estudar estas filosofias para praticar Yoga, nem mudar ou entrar em conflito com nenhuma de suas crenças religiosas.

Todos devem praticar Yoga?
Não. Apesar dos inúmeros benefícios que o Yoga proporciona, o Yoga não é adequado para todas as pessoas. Existem pessoas que não despertaram ainda para essa prática milenar. Tudo tem seu tempo de maturação. Fazer Yoga é um processo natural e consciente. Yoga não é para todo mundo, mas talvez seja para você!

Como escolher uma modalidade?
Experimentando. Não existe a aula ideal mas, sim, a aula ideal para você. E, somente praticando, você poderá saber com qual aula e professor, que possuem personalidades e métodos distintos, você mais se identificará. A aula ideal é aquela que você se sente bem ao fazer.

Qual é o tipo de yoga mais recomendado?
O Hatha Yoga é o estilo de yoga mais comum aqui no Ocidente, que se utiliza das posturas (ásanas) e do trabalho com o corpo para relaxar e controlar a mente. Todos os tipos de yoga vão trazer os mesmos benefícios físicos, mentais e emocionais, já que os ásanas (posturas psicofísicas) são praticamente as mesmas em todos os estilos. O que muda é a forma de aplicação. Há diferentes estilos de yoga porque existem diferentes tipos de pessoas e necessidades. Pessoas com tendência a letargia, depressão, devem procurar uma prática mais intensa, tentando equilibrar seu organismo; as pessoas mais agitadas, uma prática mais contemplativa, buscando justamente o equilíbrio dos opostos. Nada impede que se faça mais de um estilo, variando durante a semana. Cabe a você experimentar e se entregar a aquele que se encaixa melhor.

Quais as especificidades das aulas de Yoga no AUM STUDEO - YOGA E AYURVEDA?
As aulas de yoga são adaptadas às especificidades de cada grupo: crianças, adultos e seniores. Por esse mesmo motivo, também a metodologia utilizada está ao alcance de todos, respeitando ritmos e evoluções distintas.

Quais as técnicas utilizadas durante as aulas de Yoga no AUM STUDEO - YOGA E AYURVEDA?
Em termos gerais todas as aulas são compostas por: exercícios psicofísicos, de alongamento e fortalecimento muscular (Ásanas); exercícios respiratórios (Pranayamas); técnicas de relaxamento físico, mental e emocional (Yoga Nidra); exercícios de concentração como preparação para a Meditação.

Por que cantamos mantras no início ou final das aulas?
O canto do mantra é um ritual que fazemos para que, ao sentarmos e evocarmos a saudação, possamos deixar para trás as nossas preocupações e trazer nossa atenção ao momento presente. Com o tempo, este pequeno ritual vai se tornando um portal ao qual o nosso corpo e a nossa mente passa a reagir, de forma a nos preparar por inteiro para o começo da nossa prática.

Sou iniciante, posso fazer aula de nível avançado?
Todas as aulas de Yoga do AUM STUDEO - YOGA E AYURVEDA são niveladas para que todos possam explorar suas potencialidades e perceber seus limites. Alunos de todos os níveis fazem a mesma prática em diversos níveis posturais. Dessa forma, você que está começando a fazer yoga, irá se beneficiar muito mais das aulas que ensinam em uma mesma aula, posturas em vários níveis de dificuldade. O mais importante é manter a consciência de seu corpo independente do estágio que vc se encontra.

Com que frequência devo praticar yoga?
A prática de yoga é incrível, pois mesmo que você não possa praticar por mais de uma hora por semana, você receberá benefícios. Se você puder praticar mais tempo que isso, certamente os beneficios aumentarão.A prática de yoga diária é sem dúvida uma forma de te manter em equilibrio sempre.Você notará que a medida em que seu desejo de aumentar o tempo de prática, você naturalmente conseguirá encontrar mais disponibilidade.O ideal é começar a praticar 2 vezes por semana. Muitos alunos passam mais tarde para as 3 vezes por semana. Para além das aulas, incentivamos fortemente a que desenvolva a sua prática pessoal. A sua evolução vai depender de uma prática regular e consciente.

Eu não sou flexível. Posso praticar yoga?
Claro! Você é um(a) candidato(a) perfeito para praticar yoga. Muitos pensam que é preciso ser flexível para começar a praticar yoga, mas a própria prática de yoga vai ajudar a aumentar a sua flexibilidade. Apenas lembre-se de respeitar os limites do seu corpo e aos poucos você não somente ganhará flexibilidade, mas também agilidade, força e saúde cardiovascular além de muitos outros benefícios.

Existe idade mínima e máxima para se praticar Yoga?
Não existe restrição quanto a idade para se praticar Yoga. Uma criança, já no início de sua idade escolar, assim como uma pessoa de idade avançada, pode usufruir dos inúmeros benefícios que o Yoga proporciona, respeitando, é claro, os limites e possibilidades individuais de cada ser.

É preciso levar algum material?
Não é preciso trazer nenhum material. Tudo o que precisa está à sua disposição no AUM STUDEO - YOGA E AYURVEDA. Todos os acessórios necessários para sua prática – mantas, fitas, blocos e tapete – são oferecidos pelo AUM STUDEO, mas nós o encorajamos a ter seu próprio tapete de prática, pois é ali que depositamos nossas energias durante as aulas. Mas lembre-se que ele precisa ser lavado de vez em quando. Algumas pessoas suam muito durante as práticas, nesse caso, é recomendável trazer sempre uma toalha.

Preciso usar alguma roupa em especial?
Use roupas leves e confortáveis que permitam que você transpire e se que permitam movimentos amplos. Pode ser shorts, camiseta, roupa de ginástica, moletom, etc. O uso de roupas de banho, como sungas e biquínis, assim como o uso de óculos e outros acessórios devem ser evitado. A prática de Yoga é feita com os pés descalços. Se possível, tome um banho antes da prática, mas evite usar fragrâncias fortes e perfumes, também cremes hidratantes.

Posso comer alguma coisa antes da aula?
É recomendado estômago vazio ou levemente vazio para as práticas. Aguarde pelo menos duas horas depois de uma refeição moderada de alimentos sólidos ou meia hora depois de um suco, por exemplo.

Cheguei atrasado, o que fazer?
A pontualidade é apreciada. Procure chegar pelo menos 10 minutos antes das suas práticas, para aproveitar o espaço, tomar um chá conosco e acalmar a mente e o corpo antes da sua aula. Caso chegue atrasado, evite fazer barulho.
Tenho uma ligação urgente para receber. Posso deixar meu celular ligado?
A rigor, os telefones celulares ficam desligados dentro da sala de yoga. Mas, se você precisa realmente atender uma ligação telefônica durante a sua aula de yoga, mantenha sempre seu celular em modo silencioso. Não precisa avisar a sala inteira que você recebeu um telefonema. Pegue seu aparelho e silenciosamente atenda-o na recepção. Lembre-se sempre de manter o silêncio próximo às áreas de prática do Yoga e das salas de Terapias.

Posso praticar Yoga durante a gravidez?
Sim. Se estiver no segundo ou terceiro trimestre, pode fazer aulas específicas. Não comece a sua prática durante o primeiro trimestre. A partir daí, tem todas as vantagens em praticar yoga, porém, com restrições à algumas posturas. Se esse for o seu caso, converse com seu professor para receber orientação adequada.

Posso praticar durante o período menstrual?
No caso de mulheres, é aconselhável suspender a prática de posturas invertidas e práticas fortes durante período menstrual, podendo substituí-las por posturas que acalmam e preferindo sempre posturas mais suaves, relaxamento e meditação.

Tenho dores nas costas. Será que o Yoga me faz bem?
Sem dúvida. Muitas pessoas começam o yoga por causa de problemas comuns nas costas e consideram que o yoga lhes devolve a qualidade de vida. Deverá no entanto, mencionar sempre o problema físico que tem, antes de se inscrever, para que o professor o aconselhe da melhor forma. Porém, se houver qualquer restrição física ou problemas de saúde que possam ser importantes para sua prática, consulte primeiro seu médico, e obtenha um atestado médico constando as orientações sobre os exercícios que você pode fazer e as contra-indicações.
Related Posts with Thumbnails